Relato da Oficina do Pibid na turma do 5º ano
1º dia: 10/05/2017
Começamos
a aula com uma pequena introdução sobre os biomas da região nordeste e
especificamente os que predominam no estado de Sergipe. Iniciamos a aula com a
apresentação de slides que vinham a explicar sobre o que é bioma e destacando
cada um deles. Depois da explicação começamos a questionar os alunos sobre o
que eles haviam entendido do assunto abordado na aula e se eles conheciam ou já
tinham visto algum daqueles conjuntos de ecossistemas, ou seja, os biomas que
mostramos para eles no slide e a maioria afirmaram que já conheciam e viram
algumas daquelas plantas, principalmente o cacto e o mandacaru.
Perguntamos também se eles sabiam que no dia
28 de Abril é comemorado o dia nacional da Caatinga, bioma que predomina o
nosso estado e toda região semi-árido nordestino. Eles disseram que não e para
falar a verdade nem eu sabia, mas, através de algumas pesquisas feitas para o
planejamento da aula acabei descobrindo, agora eu e meus alunos do Pibid
sabemos que no dia 28 de Abril conforme o decreto federal de 20 de Agosto de
2003 comemora-se o dia Nacional da Caatinga. É uma data não só para homenagear,
mas, sim para conscientizar as pessoas da importância da preservação desse
bioma único e importante para todos nós.
Depois da conversa os alunos assistiram ao um
vídeo da campanha da fraternidade que falava sobre os biomas.
Nesse mesmo dia entregamos para eles o
”companheiro” (um diário onde eles irão relatar as vivencia dentro e fora da
sala de aula). Quando cada um já estava com o seu companheiro em mãos pedimos
para que eles relatassem sobre a aula do dia, o que aprenderam naquela aula e assim começaram a escrever nos
seus diários. Eles gostaram muito da ideia de relatar sobre as aulas no
“caderninho”, embora sempre tem aqueles preguiçosos mas que com toda preguiça
conseguiram fazer o que foi proposto.
A aula foi bastante proveitosa, dinâmica e
instigante. É possível perceber como eles ficam felizes quando algo novo é
proposto para eles, quando damos oportunidade de mostrar a eles que eles são
capazes de fazer coisas novas que tiram eles da rotina do dia-a-dia da sala de
aula quadro, caderno, livro, lápis. Fico muito feliz de estar contribuindo para
a formação dessas crianças e ao mesmo tempo eles estarem contribuindo para a
minha formação e conclusão de curso. Sou muito grata ao Pibid, a nossa
coordenadora, as supervisoras, colegas de grupo e principalmente as escolas que
nos acolhe de braços abertos a cada oficina realizada.
Oficinas novas, novos desafios!
![]() |
Prédio da Escola. |
![]() |
Anexo da Escola. |
![]() |
Alunos assistindo ao víedo da campanha da fraternidade. |
![]() |
Companheiro. |
![]() |
Confecção do companheiro supervisora e pibideiras. |
![]() |
Confecção do Companheiro pibideiras em ação. |
![]() |
Escrevendo no companheiro. |
Parabéns Amanda, estamos ansiosos por mais postagens das oficinas!!!
ResponderExcluir