sexta-feira, 19 de maio de 2017

Oficina do Pibid na Escola Municipal 30 de Agosto




Relato da Oficina do Pibid na turma do 5º ano
1º dia: 10/05/2017
            Começamos a aula com uma pequena introdução sobre os biomas da região nordeste e especificamente os que predominam no estado de Sergipe. Iniciamos a aula com a apresentação de slides que vinham a explicar sobre o que é bioma e destacando cada um deles. Depois da explicação começamos a questionar os alunos sobre o que eles haviam entendido do assunto abordado na aula e se eles conheciam ou já tinham visto algum daqueles conjuntos de ecossistemas, ou seja, os biomas que mostramos para eles no slide e a maioria afirmaram que já conheciam e viram algumas daquelas plantas, principalmente o cacto e o mandacaru.
Perguntamos também se eles sabiam que no dia 28 de Abril é comemorado o dia nacional da Caatinga, bioma que predomina o nosso estado e toda região semi-árido nordestino. Eles disseram que não e para falar a verdade nem eu sabia, mas, através de algumas pesquisas feitas para o planejamento da aula acabei descobrindo, agora eu e meus alunos do Pibid sabemos que no dia 28 de Abril conforme o decreto federal de 20 de Agosto de 2003 comemora-se o dia Nacional da Caatinga. É uma data não só para homenagear, mas, sim para conscientizar as pessoas da importância da preservação desse bioma único e importante para todos nós.
Depois da conversa os alunos assistiram ao um vídeo da campanha da fraternidade que falava sobre os biomas.
Nesse mesmo dia entregamos para eles o ”companheiro” (um diário onde eles irão relatar as vivencia dentro e fora da sala de aula). Quando cada um já estava com o seu companheiro em mãos pedimos para que eles relatassem sobre a aula do dia, o que aprenderam naquela aula e assim começaram a escrever nos seus diários. Eles gostaram muito da ideia de relatar sobre as aulas no “caderninho”, embora sempre tem aqueles preguiçosos mas que com toda preguiça conseguiram fazer o que foi proposto.

A aula foi bastante proveitosa, dinâmica e instigante. É possível perceber como eles ficam felizes quando algo novo é proposto para eles, quando damos oportunidade de mostrar a eles que eles são capazes de fazer coisas novas que tiram eles da rotina do dia-a-dia da sala de aula quadro, caderno, livro, lápis. Fico muito feliz de estar contribuindo para a formação dessas crianças e ao mesmo tempo eles estarem contribuindo para a minha formação e conclusão de curso. Sou muito grata ao Pibid, a nossa coordenadora, as supervisoras, colegas de grupo e principalmente as escolas que nos acolhe de braços abertos a cada oficina realizada.
Oficinas novas, novos desafios!
Prédio da Escola.

Anexo da Escola.
Alunos assistindo ao víedo da campanha da fraternidade.
Companheiro.
Confecção do companheiro supervisora e pibideiras.
Confecção do Companheiro pibideiras em ação.

Escrevendo no companheiro.









Um comentário: