quarta-feira, 21 de junho de 2017

A escrita colaborativa por meio das interfaces digitais

No dia 19/06/2017 levamos os alunos da turma do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto para o laboratório de informática do Dedi do Campus Prof. Alberto Carvalho na UFS de Itabaiana- Se. Ao chegarmos à sala de informática dividimos a turma em dupla para que eles pudessem desenvolver a atividade proposta, sendo que a turma tem 24 alunos, mas, neste dia somente 12 compareceu a oficina, pois muitos moram em povoados e por conta da oficina não ser no horário da aula não puderam estar presente. Com a nossa ajuda os alunos foram ligando os computadores e abrindo a página da internet, pois eles iam ter que abrir os seus gmail (esses e-mails foram criados por mim) para utilizarem o google drive para construírem uma historinha colaborativamente, ou seja, eles juntaram suas ideias e foram construindo a história um ajudando ao outro, mostrando onde o coleguinha estava errado, que estava faltando letra nas palavras, que começava o parágrafo com letra maiúscula entre outras observações que eles mesmo foram fazendo ao longo da escrita colaborativa.
Foi possível perceber a empolgação, interação e socialização dos alunos trabalhando em grupo levamos para eles uma nova metodologia de ensino a qual eles puderam praticar tanto a escrita como também a leitura. Essa oficina foi muito importante para alunos e também para nós, pois através dessa atividade pudemos mostrar para eles que quando trabalhamos em grupo e um ajudando ao outro tudo fica mais fácil de construir e de se conseguir.
Eles deram continuidade a uma historinha que eu fiz o primeiro parágrafo utilizando o google drive, depois iremos fazer as correções e publicar cada história no blog da turma que também foi criado por eles em outra oficina.
Essa oficina estar sendo muito importante para mim porque esse é o tema da minha monografia, o meu trabalho final para a conclusão do meu curso. O meu trabalho tem como foco investigar a utilização da escrita colaborativa por meio da utilização das interfaces digitais numa turma do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal 30 de Agosto que é a turma da professora Joelma.
     Durante algumas oficinas que realizei na escola do Pibid foi possível perceber que os alunos sentiam uma grande dificuldade em desenvolver a leitura, a escrita e trabalhos em grupo, por esse motivo decidi conhecer mais um pouco sobre a escrita colaborativa e as interfaces digitais dentro do contexto escolar.
A partir da escrita colaborativa é possível desenvolver nos alunos a socialização e interação uns com os outros, tanto com os colegas como também com o professor, fazendo com que eles pratiquem mais o ato de ler e escrever. Um dos principais objetivos da escrita colaborativa é a interação, ela permite que os alunos desenvolvam suas diversas habilidades e competências. O blog é um recurso digital muito utilizado para o desenvolvimento da escrita colaborativa, durante a realização das oficinas do Pibid/Pedagogia permitindo aos educandos interação, comunicação, informação, socialização etc. é um recurso que pode ser usado com várias finalidades, vai depender do contexto ou ambiente a qual o mesmo está sendo trabalhado.
Segundo SILVA, uma das vantagens em utilizar o blog como interface pedagógica está em permitir que os alunos publiquem seus conteúdos sem a necessidade de saber como são construídas as paginas na internet, ou seja, eles não precisam ter conhecimento técnico especializado para utilizá-lo.
Através das atividades realizadas em sala é possível perceber que os alunos gostam de coisas novas, que os tira da rotina do dia-a-dia (quadro, cadernos, livros), por esse motivo sempre inovamos nas nossas metodologias ao pensar em cada oficina.
O objetivo geral da minha pesquisa é investigar a utilização da escrita colaborativa por meio da utilização das interfaces digitais, sendo os específicos, conhecer os pressupostos sobre o que é uma escrita colaborativa, identificar as interfaces digitais que possibilitam a escrita colaborativa e por fim analisar como os alunos do 5º ano desenvolvem escrita colaborativa utilizando as interfaces digitais.
A minha monografia é uma pesquisa qualitativa que utiliza o método do estudo de caso, que segundo Yin (2001), é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados. Este método é muito utilizado quando o fenômeno estudado é amplo e complexo. Ele busca determinar ou testar uma teoria, a entrevista é uma das fontes de informações mais importantes.
Espero que eu esteja ajudando positivamente os alunos do 5º ano, assim como eles estão me ajudando direta e indiretamente para a conclusão do meu trabalho. Agradeço primeiramente a Deus por não me deixar desistir, a professora Simone pela oportunidade de participar do Pibid, a escola 30 de Agosto por nos acolher sempre e as professoras por nos acolher com tanto carinho, atenção e dedicação. A todos meu muito obrigado. Estar chegando o fim, mas, já que não chegou ainda vamos aproveitar cada segundo.


 Fotos da oficina:
 
A escrita colaborativa proporciona isso, interação, socialização, trabalho em grupo e muito mais
Tirando as dúvidas


Compartilhando as ideias 

Construindo uma historinha juntos

Compartilhando ideias

Escrita colaborativa

Escrita colaborativa

Criando a história

Criando a história

Compartilhando a historinha com eles 

Conhecendo a UFS

A professora Sissi também estava lá

Buscando as ideias para a criação da história

Conhecendo a UFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário